Thomaz Secretário da Educação

“A educação é um dos principais fatores de desenvolvimento de uma cidade, de um estado e de uma páis. Nosso país está em fase de crescimento econônico, mas para que possamos tornar esse crescimento sustentável é preciso investir em educação. É necessário que o poder público invista maciçamente na educação para que os nossos jovens possam, mais tarde, chegar qualificados ao mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente” palavras do prefeito Cicero Almeida. Na certeza que a educação municipal estaria em ótimas e competentes mãos, que a pasta foi entregue a Thomaz.
Thomaz assumiu a secretaria com dedicação e seriedade. Não foi fácil, nem os desafios foram poucos, e justamente em razão de tantos desafios, a Semed conseguiu, durante a gestão de Thomaz, avançar muito.

Segue algumas conquistas as custa de muito trabalho.


Maceió é a primeira capital a ter videomonitoramento nas escolas.
São 98 das 132 escolas com segurança eletrônica implantada.
As câmeras tem objetivo de garantir a segurança de alunos e professores, coibindo o consumo de drogas e combater a ação de vândalos. 

Apresentação do Cidade Educar á sociedade maceioense. 
Os pontos principais do programa são: garantir a permanência dos alunos nas escolas, a universalização do acesso à educação e a melhoria da qualidade do ensino. 
O trabalho de reestruturação da Educação, iniciou em 2010, depois que Thomaz, juntamente com Técnicos especializados da SEMED e especialistas do MEC fizerem um levantamento minucioso sobre a situação real da secretaria.
Em todo o processo de estudo e planejamento das ações para a reestruturação da rede, foram realizadas diversas reuniões de socialização.
De acordo com o  então secretário Thomaz Beltrão, o programa proporcionou ao município o recebimento imediato de quatro produtos oferecidos pelo MEC. “A partir de agora, teremos o mapeamento da rede de ensino de Maceió; a informatização de toda a rede, com o software i-Educar; a readequação das ações do Programa de Ações Articuladas (PAR); e a nova estrutura organizacional da Semed”, explica Beltrão. 
O Cidade Educar representa um trabalho interinstitucional com propostas de mudança educacional, voltado para a população de Maceió. 

Ampliando o quadro de funcionários da Educação Municipal
Foram nomeados mais de 1.300 mil novos funcionários para suprir a carência de servidores em determinadas áreas da Educação na gestão de Thomaz. Entre eles 240 merendeiros, 344 auxiliares de sala, 160 professores de disciplina, 573 professores de séries iniciais, 3 bibliotecários,  2 técnicos de recursos humanos, 2 jornalistas, 13 motoristas e 7 assistentes sociais foram convocados. 

Semed aumenta a capacidade de ensino e garante a população o acesso à educação.
Durante a gestão de Thomaz Beltrão, uma ação desenvolvida em conjunto com o projeto de cooperação técnica MEC/PNUD e a Semed, – mapeamento escolar- foi possível ampliar a oferta de vagas de acordo com a demanda de cada região. A partir desse mapeamento, foi desenvolvido uma nomenclatura que facilitou identificar as ofertas de cada escola, possibilitando organizar a rede e permitiu mais vagas nas escolas municipais. 

Gestão Thomaz Beltrão: SEMED entrega dezenas de escolas reformadas, melhorias e rede ampliada.
Reforma e ampliação da rede garantem melhores condições de ensino. Thomaz Beltrão e sua equipe trabalhou para atender a comunidade, garantindo um ambiente saudável e adequado à aprendizagem. 
Relação de algumas escolas beneficiadas: construção da escola Luiz Abílio, recuperação e ampliação do Centro de Educação Infantil Nadir Brandão,  recuperação da Escola Yêda de Oliveira,  ampliação da Escola Pedro Café, ampliação e reforma da Escola Graciliano Ramos, Escola Marizete Correia, reativada após reforma e ampliação e outras reformadas como Paulo Bandeira, Hermé Miranda, Octávio Brandão e Marcos Soriano.
Todas as escolas da rede estiveram em constante manutenção. Com isso a Semed Mantém 132 unidades escolares para oferta de vagas nos níveis infantil e fundamental.

Thomaz estrutura novo setor de prestação de contas na Semed
O setor responsável pela análise e envio das prestações de contas de todos os recursos destinados as escolas da rede é o CPC (Coordenação de Prestação de Contas). Durante o ano de 2011 o CPC trabalhou visando reorganizar o setor e criar um ambiente favorável os públicos externos e internos, melhorando o atendimento e agilizando a entrega e devolução de documentos referentes à prestação de contas, pois uma correta prestação de contas garante o repasse às escolas.
Além da prestação de contas, a Semed, via CPC firmou parceria com a Escola Fazendária, que ofereceu cursos à analistas e técnicos dos setores de prestação de contas, financeiro, contabilidade e planejamento.